Desenvolvimento ao longo da infância e adolescência


Experiência precoce

A aprendizagem e a maturação estão mutuamente ligadas a nível do desenvolvimento mental. Limitações ao exercício do caminhar não retardam o início do mesmo, a não ser que sejam situações extremas. O contrário também não se verifica, isto é, é impossível ensinar um recém-nascido a andar sem antes este ter desenvolvido capacidades psicológicas e físicas.

Estudos e teorias

Freud salientava que o desenvolvimento da personalidade de uma pessoa era produto das experiências vividas na infância, tendo sido então criadas escolas com o objectivo de melhorar o crescimento emocional e pessoal destes recém-nascidos, designado por período critico.

Esta teoria era defendida por alguns mas muito criticada por outros, estes fundamentavam que poderia, em algumas situações, ajudar ao desenvolvimento mas em muitos dos procedimentos os resultados não ajudavam em nada e parte deles poderiam até prejudicar o desenvolvimento pessoal e sentimental da criança.

Seguiram-se então alguns estudos para tentar resolver este problema.


Estudos de Nancy Bayley (1899-1994)

 

Estudou crescimento e desenvolvimento humano. Concluiu que existe uma variação do QI ao longo do tempo, estas variações são mais frequentes nos primeiros anos, a capacidade intelectual pode se desenvolver durante toda a vida e não apenas na adolescência, as estruturas intelectuais variam consoante a faixa etária.






Curva do crescimento intelectual de Benjamin Bloom (1913-1999)
 
 
Benjamin esboçou a curva de crescimento intelectual, onde esta tinha uma aceleração negativa para o desenvolvimento mental, isto é, à medida que a idade aumenta, as capacidades intelectuais tendem a crescer a um ritmo mais lento. Concluiu então que o desenvolvimento precoce é fundamental para o crescimento cognitivo e pessoal do ser humano.

 
 
Hunt

Hunt afirmou que a carência precoce de estímulos poderia afectar o normal desenvolvimento, superiorizando em relação à restrição motora precoce. Com isto, Hunt insiste na importância da variedade de estímulos para o desenvolvimento intelectual. Com tudo, se toda esta numerosa quantidade de estímulos for praticada exageradamente, pode causar danos na criança, sendo então necessário encontrar o nível de complexidade de desenvolvimento de cada miúdo.


David Krech (1909-1977)




Demonstrou que o impulso ao nível do meio pode aumentar a capacidade de aprendizagem devido às alterações químicas que este provoca. Para isto usou dois grupos de ratos e sacrificou-os para comparar os seus cérebros.





A estimulação ambiental e o desenvolvimento fisiológico

Existem evidências do papel importante da estimulação ambiental para que surja um desenvolvimento fisiológico apropriado, dado que os sistemas perceptivos e neuronais não se desenvolvem naturalmente.




Joseph Altman desenvolveu uma perspectiva comum de que todos os recém-nascidos após o nascimento desenvolvem os seus neurónios, já possuídos por estes logo no nascimento, que através de interconexões entre com algumas células maiores. Através de estímulos os neurónios ligam-se das dendrites aos axónios, evoluindo assim com a prática destes impulsos. 

      
Austin Riesen (1961, 1966)




Riesen mostrou também que o sistema sensorial se for mais estimulado mais apropriado será o seu desenvolvimento. Para comprovar isto fez uma experiência com gatos e chimpanzés colocando-os numa escuridão total, o resultado foi diagnosticado ao nível do aparelho visual.





Berço de Skinner – Compartimento com temperatura controlada, livre de germes, à prova de som, onde o bebé podia dormir sem cobertores.
 




  Programas de Intervenção precoce

Estes programas foram desenvolvidos com o intuito de preparar melhor as crianças de níveis socioeconómicos desfavorecidos, de modo a alcançarem maior sucesso escolar. Foram produzidos os seguintes efeitos:

  •         Melhores classificações na escola;
  •         Menos reprovações;
  •         Menos faltas;
  •         Menos alunos enviados para o ensino especial;
  •         Maior número de pessoas a ingressar no ensino secundário;
  •         Mais pessoas a prosseguirem estudos após o ensino secundário;
  •         Menos delinquência;
  •         Maior emprego;
  •         Menor dependência de programas de assistência;
  •         Menos detenções pela polícia;
  •         Menos mulheres grávidas antes do casamento;
  •         Maior preocupação em ajudar família e amigos.

Head Start

Este programa de Intervenção Precoce, revela-se eficaz a médio/longo prazo, apesar de ser bastante difícil proporcionar às crianças desfavorecidas as mesmas condições, de vida e de estudo, que outros jovens da sociedade. O Head Start foi formulado com base em dois aspectos fundamentais:

*        Serviços abrangentes, incluindo educação, saúde física e mental, e serviços sociais para os pais e filhos;
*        Compromisso de envolver os pais em actividades de sala de aula e no gerenciamento do programa.

Além do programa Head Start, existiram outros programas de intervenção precoce com resultados positivos, entre eles:
  1.         Abecedarian Early Intervention Project
  2.         Early Training Project
  3.         High/Scope
  4.         Milwaukee Project
  5.         Project STAR
  6.         SAIL Intervention

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