O ponto de
vista pré-freudiano era de que as crianças até as 6/7 anos eram mais parecidas
com os animais do que propriamente os seres humanos.
Tanto Freud
como posteriormente Erik Erikson apresentaram o seu modelo de desenvolvimento
pessoal, como este quadro indica :
Idade
Aproximada
|
Freud-
Estádios de Desenvolvimento Psicossexual
|
Erikson-
Estádios de Desenvolvimento Psicossocial
|
Nascimento –
1 ano
|
Estádio Oral
– Fonte primária de prazer é a boca, toda a base de experimentação é a boca.
|
Confiança vs
Desconfiança , as crianças aprendem a confiar ou não
|
1-3 anos
|
Estádio Anal
– Desenvolvimento e consciência e compreensão controlando as suas
necessidades fisiológicas
|
Autonomia vs
Dúvida , crianças vão ganhando experiência através de acções que podem
desenvolver a autonomia
|
3-6 anos
|
Estádio
Fálico - energia sexual focada na zona genital, as crianças começam a
identificar-se com o progenitor do mesmo sexo
|
Iniciativa
vs Culpa , as crianças começam a controlar o seu ambiente
|
7-11 anos
|
Período de
Latência – energia sexual é suprimida e criança foca as suas actividades na
escola, amigos e hobbies
|
Competência
vs Inferioridade , as crianças desenvolvem uma sensação de competência e
adquirem novas capacidades
|
Adolescência
|
Estádio
Genital – Criança começa a explocarar relações românticas
|
Identidade
vs Confusão , adolescentes desenvolvem a sua identidade
|
Maturidade
|
Estádio
Genital – Continua durante a idade adulta, o objectivo comum a todas as
pessoas é conseguirem um equilíbrio entre todos os aspectos da vida.
|
Intimidade
vs Isolamento (jovens adultos procuram amor e companhia
Realização
vs Estagnação ( jovens adultos educam outros e contribuem para a sociedade)
Integridade
vs Desespero ( idosos reflectem sobre as suas vidas e olham para trás com a
sensação de realização ou não.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário