Desenvolvimento Pessoal


O ponto de vista pré-freudiano era de que as crianças até as 6/7 anos eram mais parecidas com os animais do que propriamente os seres humanos.
Tanto Freud como posteriormente Erik Erikson apresentaram o seu modelo de desenvolvimento pessoal, como este quadro indica :


Idade Aproximada
Freud- Estádios de Desenvolvimento Psicossexual
Erikson- Estádios de Desenvolvimento Psicossocial
Nascimento – 1 ano
Estádio Oral – Fonte primária de prazer é a boca, toda a base de experimentação é a boca.
Confiança vs Desconfiança , as crianças aprendem a confiar ou não
1-3 anos
Estádio Anal – Desenvolvimento e consciência e compreensão controlando as suas necessidades fisiológicas
Autonomia vs Dúvida , crianças vão ganhando experiência através de acções que podem desenvolver a autonomia
3-6 anos
Estádio Fálico - energia sexual focada na zona genital, as crianças começam a identificar-se com o progenitor do mesmo sexo
Iniciativa vs Culpa , as crianças começam a controlar o seu ambiente
7-11 anos
Período de Latência – energia sexual é suprimida e criança foca as suas actividades na escola, amigos e hobbies
Competência vs Inferioridade , as crianças desenvolvem uma sensação de competência e adquirem novas capacidades
Adolescência
Estádio Genital – Criança começa a explocarar relações românticas
Identidade vs Confusão , adolescentes desenvolvem a sua identidade
Maturidade
Estádio Genital – Continua durante a idade adulta, o objectivo comum a todas as pessoas é conseguirem um equilíbrio entre todos os aspectos da vida.
Intimidade vs Isolamento (jovens adultos procuram amor e companhia
Realização vs Estagnação ( jovens adultos educam outros e contribuem para a sociedade)
Integridade vs Desespero ( idosos reflectem sobre as suas vidas e olham para trás com a sensação de realização ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário